A crescente expansão do setor nos últimos anos tem comprovado que o modelo de franquias é uma excelente opção para quem tem interesse em abrir seu próprio negócio e obter retorno em um prazo de acordo com a atividade escolhida. Um dos motivos é exatamente a estrutura de suporte e treinamento oferecidos pelo franqueador, além de operar uma marca já reconhecida no mercado. A grande vantagem de aderir ao sistema de franquia em relação a um negócio independente é que o sucesso da rede foi fortalecido após vários testes de produtos.
O franqueado pode contar com o apoio do franqueador, que já possui um plano de expansão e conhece o perfil dos clientes de seus produtos, além de deter informações sobre o processo de produção, distribuição e venda dos produtos. O mesmo vale para a inteligência sobre estratégias de concorrentes, custo de instalação, escolha do ponto de venda e outros dados valiosos para a gestão da empresa. Apesar da autonomia não ser total, o franqueado possui independência jurídica e financeira em relação ao franqueador, sendo responsável individualmente pelas operações da empresa, com a vantagem de poder recorrer ao franqueador caso tenha dúvidas ou precise de alguma orientação.
Mas, assim como em qualquer tipo de negócio, é importante pesquisar e buscar o máximo de informações possível antes de optar pela melhor para o seu perfil. Consultar um especialista em finanças e alguns franqueados da rede para ouvir depoimentos de investidores também pode ajudar a conhecer o funcionamento da empresa e não errar na escolha.
* Ricardo Bomeny é presidente da Associação Brasileira de Franchising (ABF)
Fonte: http://revistapegn.globo.com/Revista/Common/0,,EMI295026-17161,00-ABRIR+UMA+FRANQUIA+E+O+MELHOR+OPCAO+PARA+EMPREENDEDORES+INICIANTES.html