ME FORMEI, E AGORA?
Se formar e montar o próprio consultório/clínica, chamar os amigos e a família para a inauguração é, com certeza, a maior realização e um dos maiores sonhos de um dentista quando começa a trilhar seu caminho em busca ao reconhecimento profissional e pessoal.
Porém, com algumas dificuldades de mercado: impostos, concorrência, exigências, falta de fidelidade dos clientes e outras infinitas variáveis. Planejar e investir corretamente são passos indispensáveis para que este sonho se torne realidade e não um pesadelo.
Segundo o IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o índice de "mortalidade" das empresas em um ano é de 50%, ou seja, metade dos novos negócios fecha antes de completar um ano de vida.
Este planejamento deve incluir a definição do público-alvo, as estratégias de captação e fidelização de pacientes, um bom ponto comercial para instalar o consultório (clínica), a infra-estrutura (projeto arquitetônico) que será oferecida aos futuros clientes, as atividades e a forma como o trabalho será executado por você e pela equipe, fazer uma ótima rede de relacionamento, conhecer bem o seu segmento de mercado e a concorrência, o capital de giro necessário qual o faturamento que se espera e em quanto tempo você pretende ter o retorno deste investimento... enfim, inúmeras são as análises e decisões que você precisar tomar para que do seu consultório/ clínica seja um sucesso.
Às vezes não é fácil conciliar tudo isso. Como fazer dar certo e rápido? Para ter uma razoável rentabilidade você pretende trabalhar de 10 a 12 por dia, todos os dias, até se aposentar? O dinheiro precisa render antes que acabe e continuar rendendo cada vez mais. Isto significa que seu consultório/clínica deve faturar mesmo que você não esteja trabalhando.