No nosso dia a dia é ideal manter os dentes bem cuidados e limpos, para isso escovamos com frenquência, mas e o fio dental, você se lembra dele todos os dias?
Pois é, quem nunca chegou ao dentista e foi questionado sobre o uso do fio dental e a resposta foi "Então Doutor, na verdade não costumo usar". Saiba que você não está sozinho.
A escovação certamente é algo essencial na nossa rotina para manter a boa higiene bucal, mas nem sempre, a escova alcança os lugares certos para retirar os restos de alimento que podem gerar mau hálito, gengivite e até as cáries.
O fio dental, chegando no meio dos dentes e locais de difícil acesso da escova, garante a melhor limpeza, mantendo a gengiva saudável e prevenindo doenças periodontais.
Você lembra da última vez que seu dentista te ensinou a usar o fio dental? Se a resposta for "não", tudo bem!
Vamos te ensinar a maneira correta do uso do fio dental
-
O uso correto é essencial para conseguir a eficácia na hora da limpeza, então, para aproveitar do produto ao máximo que ideal que:
- Enrole aproximadamente 40 centímetros do fio ao redor de cada dedo, deixando 10 centimetros para cada dedo e 20 centímetros para a limpeza.
- Segurando o fio dental entre o polegar e indicador das duas mãos, deslize-o levemente para cima e para baixo entre os dentes.
- Passe cuidadosamente o fio ao redor da base de cada dente, ultrapassando a linha de junção do dente com a gengiva. Nunca force o fio contra a gengiva, pois ele pode cortar ou machucar o frágil tecido gengival.
- Utilize uma parte nova do pedaço de fio dental para cada dente a ser limpo.
- Para remover o fio, use movimentos de trás para frente, retirando-o do meio dos dentes.
Muito fácil e isso não vai tomar muito tempo do seu dia, e o melhor, sem constrangimentos na hora de sorrir.
Agora quando seu dentista perguntar sobre o uso do fio dental, sua resposta será diferente da vez anterior!
Gostou? Continue acompanhando nosso blog que estamos sempre aqui para esclarecer sobre a sua saúde bucal com qualidade e rapidez.