Toda ação do bebê é esperada sempre com grande ansiedade pelos pais: a primeira mamada, a primeira papinha, o primeiro passinho, a primeira palavra. Com o nascimento dos dentinhos não é diferente. Ver aquela adorável boquinha banguela e esperar ver aquele sorriso repleto de dentinhos é um processo que pode demorar, às vezes até os três anos de idade.

Mas fique tranquila, mamãe, papai, isso não necessariamente é um problema. Vamos entender:

Quando os dentinhos começam a nascer?

Em alguns bebês mais precoces, o primeiro dentinho pode até nascer aos três meses. Porém, normalmente, na maioria dos bebês, ele surge entre os seis e sete meses de idade. Os primeiros dentinhos a aparecer são quase sempre os da frente, na parte de baixo. E assim segue até  completar três anos fase onde provavelmente o seu bebê já terá todos os dentes de leite.

Você sabia que incrivelmente alguns bebês, a cada 2 mil bebês estatisticamente, na verdade, já nasce com um dentinho? Pois é, isso pode acontecer. Por outro lado, também existem os bebês que demoram a ter o primeiro dente.

A demora para o surgimento do primeiro dentinho

A demora é mais comum em bebês prematuros, onde primeiro dentinho  pode aparecer por volta de 1 ano de idade. Mas essa demora também pode acontecer mesmo que o bebê não seja prematuro. Se o bebê completar um ano sem qualquer sinal do nascimento do primeiro dentinho, é recomendado que os pais levem o bebê ao odontopediatra, que, se necessário irá solicitar ou realizar uma radiografia para identificar o motivo, que, geralmente, é a gengiva fibrosa.

Gengiva fibrosa

Algumas mães acreditam que os dentinhos “atrasados” são mais fortes, o que não é verdade. O que acontece é que eles acabam sendo expostos mais tarde às bactérias que causam a cárie pelo bebê apresentar uma gengiva fibrosa que “segura” os dentinhos, não permitindo que ele saia mais facilmente. Nada com que se apavorar, apenas vai demorar um pouquinho mais para sair da gengiva.

E lembre-se, já desde o Pré-Natal Odontológico (fase em que o bebê ainda está na barriga da mãe), a visita constante ao odontopediatra,  recebendo o máximo de informações do profissional, poderá evitar com que os pais tenham preocupações desnecessárias com o seu bebê.

Na Clínica ORTOPLAN em Santa Terezinha de Itaipu, conte com o carinho e a experiência da nossa Especialista em Odontopediatria, Dra. Heloisa Zanon.

 

Agende uma avaliação