Agende uma avaliação!

Clique aqui

Agende uma <span>avaliação!</span>

Estudamos durante cinco, seis, sete anos ou até mais para acumularmos a teoria e a prática necessárias aos cuidados da saúde dos pacientes.


Saímos da faculdade e das pós-graduações mestres em como realizar um diagnóstico preciso, enxertos ósseos, reabilitação de elementos dentários, estética do sorriso e muito mais. Contudo, todos esses anos de preparação técnica podem não ser suficientes para o sucesso de nossas carreiras se não tivermos noções e conceitos básicos sobre gestão.


Sentimos como é difícil nos manter em um mercado altamente competitivo, sem sabermos conceitos sobre administração, finanças, marketing etc. Como é difícil manter o sucesso de sua clínica sem ao menos saber como realizar um recrutamento correto para contratar a secretária. E aqui vale dizer que muitos de nós, exaustos pelo trabalho físico, mental e emocional que nos é exigido, confundimos a secretária da clínica com a secretária pessoal. E nesse engano podemos colocar em risco todo esforço dedicado para conquistar e fidelizar pacientes, sejam eles encantadores ou muito difíceis.


Não nos damos conta, nem temos a ideia de que devemos construir filtros que nos protejam do lado emocional para cuidarmos de pacientes, considerando a plenitude do ser humano e suas possibilidades.


A boa notícia é que somos todos seres inacabados, porém capacitados!


Segundo Paulo Freire, educador e filósofo brasileiro, só é possível haver formação porque somos seres inacabados e conscientes dessa nossa realidade pessoal. A formação é um processo de busca contínua para deixarmos de ser inacabados.


Caminhando nesse processo de formação, acabamos “esbarrando” em nossos ideais, em nossa visão individual de como queremos construir nossa identidade como profissional e também a identidade da empresa para a qual nos dedicamos tanto. Isso é condição sine qua non para obtermos algo muito além do sucesso da empresa-clínica, que é o objetivo empresarial real, mas também alcançamos enormes possibilidades de nos mantermos motivados e realizados em nossa vocação.


Encarar-nos agora como, além de profissionais da saúde e exímios especialistas na odontologia, líderes de nossas empresas é o primeiro e principal passo.


Interarmo-nos em princípios de gestão moderna, em administração de pessoas e processos, em comunicação com a equipe, administração do tempo, gerenciamento, controles e formas de delegação.

É muito importante nesse processo ter noções de como liderar as pessoas que fazem parte de sua equipe para trabalhar por resultados e objetivos comuns, em vez de simplesmente cumprir e exigir tarefas. Entender e colocar em prática alguns desses conceitos em conjunto com uma atitude de perseverança e muita automotivação serão o início de sua tomada de rédeas do seu consultório.


Um bom início prático é a leitura de livros direcionados ao assunto, mas que não tenham uma abordagem muito técnica, para não perdermos a motivação. Minha indicação é Nos Bastidores da Disney, de Tom Connellan. Em estilo divertido e de fácil leitura, a obra revela os princípios que orientam a cultura e o sucesso do grupo Disney, oferecendo algumas lições, como, por exemplo, avaliar a satisfação dos clientes.Todos nós temos a possibilidade de escolhas e são tais escolhas que poderão permitir nosso crescimento.


“Os grandes espíritos têm objetivos, os outros somente desejo” – Washington Irwing.


Fonte: http://www.odontobusiness.com.br/2015/11/27/preparacao-tecnica-pode-nao-ser-suficiente-para-sucesso-na-carreira-odontologica/