Agende uma avaliação!

Clique aqui

Agende uma <span>avaliação!</span>

A informação divulgada entre muitos profissionais da odontologia e de outros setores da saúde, em relação a proporção ideal de um cirurgião-dentista para cada 1.500 habitantes, não e oficializada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Organização Pan-Americana  da Saúde (OPAS). Para esclarecer as informações, em março em 2003 s entidades citadas divulgaram um comunicado intitulado “Leitos por Habitante e Médicos por Habitante”.

 

O texto do comunicado esclarece que as organizações não definem e nem recomendam um número desejável de médicos, enfermeiros e cirurgiões-dentistas por habitante. Outro ponto esclarecido e de que não existem orientações sobre a duração ideal das consultas medicas ou um numero desejável de pacientes atendidos por hora.

 

OMS e OPAS explicam que a definição de índices, como numero de leitos ou médicos e CDs por habitantes depende de fatores regionais, socioeconômicos, culturais  e epidemiológicos, entre outros, que diferem de região para região e de pais para pais. Com isso existe a impossibilidade e a invalidade do estabelecimento de uma cifra ideal a ser aplicada de maneira generalizada por todos os países do planeta.

O documento da OPAS/OMS pode ser conferido na integra no endereço eletrônico http://pt.scribd.com/doc/25988544/ Leitos – por – Habitante – e –Médicos – por – Habitante.

Fonte: Revista CRO-PR – Ano 17 – Edição 83 – Julho/ Agosto/ Setembro 2013.