Agende uma avaliação!

Clique aqui

Agende uma <span>avaliação!</span>

O Sistema CFO/CROs se orgulha da história da Odontologia, e, preocupado com o valor cultural na preservação da memória odontológica, em comemoração aos 50 Anos de criação dos Conselhos Federal e Regionais entregou a medalha comemorativa e Diploma de Menção Honrosa aos sete museus brasileiros que tratam do tema “Odontologia” nos estados do Rio Grande do Norte, São Paulo, Paraná, Ceará, Rio de Janeiro, Bahia e Minas Gerais.  “A memória cultural da história odontológica deve ser sempre preservada em prol do patrimônio brasileiro. Por isso, o CFO reconhece, com essa homenagem, o trabalho cultural brilhantemente desenvolvido por essas instituições, pois deixa viva a história da profissão odontológica”, afirmou Morilhas.


Os museus possuem um acervo que contam toda a história da Odontologia. Cada peça expressa a batalha da profissão na busca de atender bem ao paciente, de acordo com os equipamentos da época vivida. Com o avanço da tecnologia, alguns equipamentos foram se modernizando e outros se tornaram obsoletos, mas todos mostram o quanto a profissão cresceu, mudou, se renovou fisicamente no uso do material, mas o objetivo do profissional da classe odontológica no trabalho em prol da melhoria da saúde bucal sempre continuou o mesmo, com qualidade e competência.


A história, de uma maneira geral, pode ser contada de várias formas. O museu é uma delas. Ele é uma forma de resgate de uma determinada instituição ou de um momento histórico. A iniciativa do CFO tem uma importância fundamental nesse resgate da Odontologia brasileira. Divulgando e incentivando a existência dos museus de nossa profissão espalhadas pelo país, o CFO mostra à sociedade brasileira uma parte dessas conquistas. Os Museus da Odontologia materializam o processo de evolução que conquistamos ao longo da história. É a preservação de nossas origens e a prova real de que nossas conquistas do presente nada mais são do que os frutos colhidos através das lutas do passado” disse emocionado, o conselheiro federal / RN, Eimar Lopes.


Segundo informações dos museus, equipamentos, instrumentais, material odontológico, livros, artefatos, documentos, fotografias e medalhas são alguns dos objetos que muitas vezes são doados. No Museu da ABO/BA, o acervo conta ainda com raridades como a chave de Garengeot (século XVIII), uma cadeira odontológica SSWHITE fabricada em 1890 e uma coleção de capsuladores (a maior do Brasil nesse gênero). Várias peças pertenceram a profissionais da odontologia baiana e retratam a época do dentista itinerante.



Os museus ficam abertos ao público, nos endereços:



Instituto Museu e Biblioteca de Odontologia de São Paulo Dr. Elias Rosenthal (SP)

End.: Rua Voluntários da Pátria, 547 – (11) 2223-2355

Santana – zona Norte – São Paulo.

Horário: de segunda a sexta, das 9h às 20h – Grátis.


http://www.eliasrosenthal.med.br/museu.html


Museu da ABO Paraná (PR)

End: Rua Dias da Rocha Filho, 625 – (41) 30285800

Alto da Rua Quinze

CEP: 80045 – 275 – Curitiba-PR


Museu Salles Cunha (RJ)

End:Rua Barão de Sertório, 85 – (21) 2504-0002

Rio Comprido

CEP: 20261 – 050 – Rio de Janeiro


Museu Benito Vasconcelos Tavares (CE)

End: Academia Cearense de Odontologia

Diretor: Dr. Sérgio Araújo Holanda Pinto

Rua Almirante Barroso, 970 – fone: (85) 3219.3374 (Meyre)

Praia de Iracema

CEP: 60060-440 – Fortaleza


Museu de Odontologia Dr. Solon de Miranda Galvão (RN)


End: Rua Dr. Mucio Galvao, 480 – (84) 3211.6889

Barro Vermelho, Natal, Rio Grande do Norte

CEP: 59022530, BrasilVisitas com agendamento


http://academianro.blogspot.com.br/


Museu Dra. Grace Harriet Clark Alvarez

Rangel Pestana – nº517 - (19) 3422-0515 / 342

Centro

Piracicaba – SP


http://www.apcdpiracicaba.org.br


Instituto Museu de Odontologia da Bahia Dra. Miriam Clea Barreto

Rua Altino Serbeto de Barros, 138 – (71) 2203-4065 / 220

Itaigara – Salvador (BA)


http://www.abo-ba.org.br




Fonte:   http://cfo.org.br/destaques/museus-a-historia-da-odontologia-registrada-nos-estados-brasileiros/