Agende uma avaliação!

Clique aqui

Agende uma <span>avaliação!</span>

O franchising vive um momento de prosperidade no país. Em 2014, o ramo de franquias cresceu 14% e faturou R$ 117 bilhões. Mas o que está por traz deste sucesso, em plena desaceleração econômica?

No Brasil, existem 2.400 marcas operando neste sistema, realizando um grande trabalho de treinamento e suporte para empreendedores em todo país. Movidas pelo compromisso de manter sua credibilidade no mercado e garantir qualidade na entrega de seus produtos, elas desembarcam em cidades grandes e pequenas, levando conhecimento e aperfeiçoando a mão de obra dos funcionários contratados no local.

O SUPERA, maior franquia de curso de ginástica para o cérebro, abriu sua primeira unidade há sete anos e hoje atende 100 unidades em capitais e municípios do interior. A marca tem uma sede de 200 metros quadrados e uma equipe capacitada de 30 colaboradores, localizada em São José dos Campos, a 100km de São Paulo, para atender à sua rede de franquias.

Este semestre, o SUPERA abre 25 novas escolas, a maioria delas em cidades com menos de 300 mil habitantes como Cruz das Almas (BA), José Bonifácio (SP), Ponte Nova (MG), Xanxere (SC).

Com treinamentos presenciais e on-line, suporte via Skype e um serviço de atendimento ao franqueado que trabalha em tempo real, a franqueadora transfere seu know how, ajudando os novos empreendedores na administração da franquia.

E é assim que funciona a maioria das redes franqueadoras, que contribuem para o desenvolvimento dos profissionais envolvidos na gestão, aumentando a qualidade na prestação de serviços e auxiliando no atendimento ao consumidor.

No caso do SUPERA, os educadores recebem treinamento pedagógico, para esclarecer dúvidas sobre a aplicação do método em sala de aula. Os consultores de venda participam de reuniões nacionais on-line pelo menos uma vez por semana. Os atendentes aprendem a usar o software de gestão de escolas.

O Departamento de Comunicação e MKT fornece peças de campanhas, textos e releases para ações de Publicidade e Assessoria de Imprensa, orientando os franqueados para manterem a identidade da marca e a comunicação alinhada em todo o país. A franqueadora disponibiliza um profissional de deisgn para adaptar as artes (folders, banners e cupons) de acordo com os endereços e telefones das unidades.

Para facilitar a vida dos franqueados, o SUPERA também mantém um Departamento de Expedição encarregado de fornecer materiais da marca a custos vantajosos.

“Como produzimos por atacado, conseguimos um preço melhor. Isso reduz as despesas do franqueado, além de garantir a qualidade e o padrão do material usado pela Matriz”, explica Larissa Sant’Anna, responsável do departamento no SUPERA.

Segundo ela, trabalhar em uma rede franqueadora é um desafio prazeroso. “O dia a dia é corrido para quem trabalha em uma franqueadora. Os pedidos dos franqueados são sempre urgentes. Então temos que fazer o possível, e o impossível, para atendê-los instantaneamente. Por outro lado, temos contato com pessoas de diversas culturas e vários cantos do Brasil. A gente aprende muito com esta diversidade”, conta Larissa.

Fonte: SEGS