Agende uma avaliação!

Clique aqui

Agende uma <span>avaliação!</span>
Antes de mais nada, é importante entender como se inicia a sensibilidade nos dentes. “O dente é dividido em três partes: esmalte, que fica na parte superficial, a dentina – mediano – e a polpa, na parte interna. A sensibilidade começa quando, por algum motivo, A DENTINA É ATINGIDA OU EXPOSTA. Isto ocorre de várias formas, portanto, o diagnóstico é de suma importância”, conta o dentista CLEITON CARVALHO PICANÇO.


Como dito anteriormente, as possíveis causas para a sensibilidade nos dentes podem ocorrer devido a diversos fatores. “A sensibilidade nos dentes pode ser consequência da ABRASÃO, que é a fricção de agente externo, como a escovação forte com escova de cerdas duras; aATRIÇÃO, que se dá pelo desgaste de dentes contra dentes; a EROSÃO, que ocorre devido à ingestão de alimentos e/ou bebidas ácidas ou em decorrência de doenças relacionadas ao suco gástrico, como bulimia, refluxo e anorexia; a RECESSÃO DE GENGIVA, devido à má oclusão e má higienização e por último a CÁRIE”, conta Picanço.


Existem diversos tratamentos para diminuir os sintomas da sensibilidade dentária, veja agora quais são eles:


REMINERALIZAÇÃO DENTÁRIA


Esse procedimento repõe minerais à estrutura dentária, QUE FORAM PERDIDOS POR LESÕES QUE AFETAM O TECIDO MINERALIZADO DOS DENTES, com o uso de aplicações tópicas de flúor neutro. “O flúor neutro tem por finalidade obstruir os túbulos expostos da dentina, pois a mesma estará desprotegida de esmalte”.


REMODELAÇÃO OU PREENCHIMENTO PERIODONTAL (GENGIVA)


Nesse caso a gengiva exposta é preenchida com enxerto de um novo tecido. “Essa técnica utilizada para a remodelação da gengiva ou preenchimento consiste em um procedimento cirúrgico, em que será removida parte de um tecido da mucosa e transferido para área do dente desprotegido de gengiva e com dentina à mostra”, fala Cleiton.


REMOÇÃO DE CÁRIES


Segundo o dentista, a remoção de cáries profundas, que ocorre no nível de dentina, é feita através de técnicas manuais. “O dentista irá substituir o tecido cariado por materiais restauradores diretos ou indiretos, como as resinas e o ionômero de vidro. O preenchimento da dentina exposta com resina auxiliará no fechamento dos túbulos que se encontram abertos e desprotegidos do meio externo. A técnica consiste no uso de resinas compostas no local onde o dente apresenta falta de esmalte, isolando a superfície externa do dente do meio intradental, região altamente sensível”, explica.


PREENCHIMENTO DA DENTINA EXPOSTA COM RESINAS E A LASERTERAPIA.


A laserterapia é o mais recente dos tratamentos e vem sendo aplicada com sucesso para o tratamento da sensibilidade dentária. “Ela utiliza laser de baixa frequência, portanto, NÃO GERA CALOR E NÃO DANIFICA O TECIDO DENTÁRIO. Ela atua como um bio estimulador e bio remodelador servindo de ação analgésica, anti-inflamatória e na formação de dentina secundária. O tratamento consiste em três a cinco sessões do laser no local do dente sensível e a sua eficácia chega a ser de 70% a 90%”, diz o profissional.


Agora veja o que o paciente deve fazer fora do consultório para diminuir a sensibilidade dentária.


MANTENHA A HIGIENE DA FORMA CORRETA


De acordo com Picanço, o paciente deverá contribuir com o tratamento realizado no consultório do dentista. “Desta forma, priorizar a escovação DIÁRIA PELO MENOS TRÊS VEZES AO DIA, com escovas de cerdas macias, cremes dentais que apresentam em sua fórmula ação dessensibilizante e o USO DO FIO DENTAL é de suma importância para diminuição dos sintomas”. O dentista ainda poderá solicitar ao paciente a fazer uso de bochechos três vezes ao dia com flúor (0,05% de fluoreto de sódio).


ALIMENTAÇÃO


Não são só os líquidos muito gelados ou muito quentes que causam dor nos dentes, certos tipos de ALIMENTOS TAMBÉM PODEM SER PREJUDICIAIS. “A ingestão de alimentos e bebidas ácidas deverá ser evitada, pois agridem o esmalte, que é a proteção natural dos dentes, vindo a expor a dentina, local extremamente sensível”.


Fonte:   http://www.cenariomt.com.br/noticia/435769/dentes-sensiveis-diminua-o-desconforto-e-melhore-a-saude-bucal.html