Agende uma avaliação!

Clique aqui

Agende uma <span>avaliação!</span>

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) mudou as regras para a venda de clareadores dentais. O motivo é o risco que eles podem causar se utilizados sem orientação.

A analista de marketing Suélen Santos da Silva resolveu fazer um clareamento. Em vez de procurar um dentista, ela comprou em um site duas substâncias para branquear os dentes: peróxido de carbamida e peróxido de hidrogênio, que é a popular água oxigenada. Ela fez o tratamento no ano passado, sem nenhuma orientação do dentista. “No próprio site, já tinha a explicação para o paciente. Então eu entendi assim: ‘o dentista vai comprar e vai me repassar esse produto e vou usar em casa, vou ter me virar mesmo’. Aí, eu arrisquei”, conta.

Só que clareamento é coisa séria, tem que ter indicação do dentista, não dá para comprar essas substâncias sem passar em um consultório. Por isso, neste ano, a Anvisa determinou que os clareadores dentais só podem ser comprados com um pedido do dentista, senão, nada feito. Nem pela internet, que também exige o número do registro do profissional.

A dentista Erika Manfrin Hernandes explicou que quem faz por conta própria pode ter um monte de problema no dente. “Caso faça isso sem uma indicação, os riscos podem ser de uma sensibilidade exacerbada. Se esse paciente tiver uma cárie, vai sentir bastante, além de poder ocorrer algum problema na gengiva”, explica.

A arquiteta Lizia Witzel nem pensou em arriscar. Começou a fazer um clareamento no consultório. Ela quer sorrir, mas sem preocupação. “Eu acho que não compensa, não vale a pena. Tem que fazer certinho”, acredita.


Fonte: http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2015/10/clareamento-dental-feito-em-casa-traz-riscos-se-usado-sem-orientacao.html