Agende uma avaliação!

Clique aqui

Agende uma <span>avaliação!</span>

A Nova Odontologia é a Odontologia praticada, principalmente, por profissionais formados ate 12 anos, do ano 2.000 até os dias atuais que não seguiram modelos tradicionais de perfil do Cirurgião-Dentista.

 

São profissionais que fazem muitos cursos, que buscam diversas atualizações e, também, ministram cursos. Estes profissionais se formaram e encontraram um mercado abarrotado de colegas.

 

A maioria destes profissionais iniciou a carreira trabalhando para colegas e recebendo um percentual sobre o serviço prestado, seja no atendimento particular, ou no atendimento de convênios. Uma boa parcela destes profissionais se sujeita a isto para “pegar mão” e, claro, ter uma certa liberdade financeira. Trabalham em consultórios de amigos, em grandes redes/franquias odontológicas, principalmente, os recém-formados.

O profissional se sujeita a este tipo de trabalho normalmente quando é recém-formado (até três anos), até concluir uma especialização, ou mesmo até montar o próprio consultório/negócio.

                                                             

Usualmente, a atuação destes profissionais é feita seguindo protocolos com grande atenção aos pacientes e muita cautela nos diagnósticos e tratamentos, uma vez que não possuem grande experiência clinica e é comum serem avaliados pelos pacientes, colegas e convênios.

Steve Jobs disse: “quando és um carpinteiro a fazer um móvel bonito não vais usar um pedaço de madeira má na parte de trás, mesmo que esteja colocada á parede e ninguém a veja. Tu sabes que esta ali. Para dormir bem à noite, a estética e a qualidade têm de ser levadas até o final.” Henry Ford dizia: “qualidade significa fazer certo quando ninguém esta olhando.” E é isso que a Nova Odontologia faz.

 

A situação de alta concorrência fez com que estes profissionais sentissem necessidade de inovar. Quem inventa é inventor, quem inova é empreendedor. A Nova Odontologia é caracterizada por Cirurgiões-Dentistas empreendedores.

De modo simples, inovação é algo que agrega valor social ou riqueza. É muito mais do que “inventar” um novo produto. Algo inovador pode estar por trás  de avanços tecnológicos, novos processos operacionais, novas praticas mercadológicas, pequenas mudanças, adaptações, enfim, novidades que, de um modo ou outro, geram um ganho para quem as pôs em pratica. Em termos econômicos – e para que fique bem claro – que gere lucro. A inovação  se dá por meio de conhecimento pré-adquirido, tecnologias previas, criatividade na busca de uma necessidade que possa gerar lucro. A inovação distingue um líder de um seguidor.

 

Para entender melhor a realidade desta Nova Odontologia, no ultimo dia 6 de abril de 2013, o CFO (Conselho Federal de Odontologia) apresentou 243.161 Cirurgiões-Dentistas no Brasil. Destes, 78.043 encontram-se no estado de São Paulo, 29.348 no Rio de Janeiro. A cidade de São Paulo  aparece com 24.333 profissionais ativos.

 

O Brasil é, realmente, o “país dos Cirurgiões-Dentistas”. Existem 1.200.000 Cirurgiões-Dentistas no planeta e 20% deles estão no Brasil. Formamos mais de 11 mil profissionais por ano. A população brasileira e de 192 milhões de habitantes, logo, temos um Cirurgião-Dentista para cada 790 pessoas. Fazendo uma comparação com dados dos E.U.A. que possuem uma população de 314 milhões e apresenta quase 180 mil Cirurgiões-Dentistas, temos 1.475 habitantes por profissional. O E.U.A. formam 4.700 profissionais por ano.

 

Com tanta concorrência, os novos Cirurgiões -Dentistas precisaram mesmo buscar seu caminho. Muitos não possuíam familiares na área e precisaram empreender para construir a sua historia. Neste momento, houve um aumento considerável no numero de especialidades, fazendo com que fosse praticamente uma obrigação se especializar em algo. O CFO possui 83.349 registro de especialidades, muitos desses profissionais com mais de uma especialidade.

 

O Cirurgião-Dentista no Brasil pode se especializar em 24 áreas reconhecidas pelo CFO. Veja na tabela abaixo o numero de especialistas em cada área.

  

NÚMERO DE ESPECIALISTA POR ÁREA

ENDODONTIA

11.764

PRÓTESE DENTÁRIA

8.931

PERIODONTIA

8.573

ODONTOPEDIATRIA

8.490

ORTODONTIA E ORTOPEDIA FACIAL

8.107

ORTODONTIA

7.715

IMPLANTODONTIA

6.462

CTBMF

4.198

DENTÍSTICA RESTAURADORA

3.893

RADIOLOGIA

3.489

ORTOPEDIA FUNCIONAL DOS MAXILARES

1.812

DENTÍSTICA

1.598

RADIOLOGIA ODONTOLÓGICA E IMAGINOLOGIA

 

1.167

ODONTOLOGIA EM SAÚDE COLETIVA

1.014

SAÚDE COLETIVA

1.014

SAÚDE COLETIVA E DA FAMÍLIA

979

DTM E DOR OROFACIAL

936

ODONTOLOGIA DO TRABALHO

807

ESTOMATOLOGIA

740

ODONTOLOGIA LEGAL

480

ODONTOLOGIA PARA PACIENTES COM NECESSIDADES ESPECIAS

474

PATOLOGIA BUCAL

374

ODONTOGERIATRIA

266

PRÓTESE BUCOMAXILOFACIAL

66

TOTAL                                                       83.349

 

A nova Odontologia foi gerada deste processo que engloba excesso de faculdades (profissionais) no país, pacientes cada vez mais exigentes, desenvolvimento tecnológico (materiais) e cientifico da profissão nos últimos anos, o que resultou em uma melhora da qualidade da Odontologia oferecida. Agora, em 2012, após pouco mais de uma década, os bons ventos estão soprando a favor de uma Odontologia reconhecida e de sucesso.

Seguindo a tendência dos últimos anos, as areas que devem continuar com forte crescimento em porcentagem de profissionais especialista são: Implantodontia, DTM e Dor Orofacial, Odontogeriatria e Odontologia Legal.

 

Carlos Broens, fundador e presidente de uma bem-sucedida empresa australiana de fabricação de ferramentas de precisão, com registro de crescimento injetável diz: “nós sempre comemos elefantes...”. A sua empresa, Broens Industries, é de porte médio que emprego 130 colaboradores e sobrevive em um recenário extremamente competitivo, exportando mais de 70% de seus produtos e serviços para empresas que exigem tecnologia nos setores de aviação, médico-hospitalar e de outros mercados avançados. A citação não se refere a estranhos hábitos alimentares, mas à sua confiança no “enfrentamento de desafios normalmente encarados como impossíveis pelas empresas de nosso porte”. Seguindo esta linha, a Nova Odontologia conseguiu inovar e provavelmente não precisará comer elefantes.

 

Fonte: Jornal APCD ./ Adaptação de Texto: ORTOPLAN