Agende uma avaliação!

Clique aqui

Agende uma <span>avaliação!</span>

Os dentes de leite tendem a ser negligenciados, já que serão substituídos pelos permanentes. Esse é um erro grave e pode até fazer a criança precisar usar dentadura. Se os dentes não forem cuidados e caírem antes da época certa, o espaço que ele ‘guarda’ para a dentição permanente pode ser perdido. “Pode ser necessário usar uma prótese ou aparelho ortodôntico para manter ou recuperar o espaço para os permanentes conseguirem erupcionar”, diz a odontopediatra, Mirna Matoba.

A função dos dentes de leite é ajudar na mastigação, na fonética, na estética e guardar espaço para o dente permanente. Portanto, a prótese servirá para substituir a função do dente perdido. Elas, normalmente, serão usadas até o tempo que o dente de leite deveria permanecer na boca. “A prótese ou aparelho ortodôntico é necessária dependendo da idade da criança e do dente perdido. Há dentes que ficam mais tempo na boca e outros menos tempo. Dependerá da avaliação”, afirma a dentista.

Na infância, o mais comum é que os dentes sejam perdidos por conta de cáries ou trauma (queda). No primeiro caso, a cárie não tratada pode consumir parte do dente ou causar lesões que precisam de um tratamento de canal ou mesmo a perda precoce. No segundo caso, quando a criança sofre um acidente e perde o dente. 
O odontopediatra, Gustavo Camilo do Nascimento Costa, alerta para a importância do acompanhamento periódico do dentista. “Temos que levar em conta que ela está em fase de crescimento e que – obviamente – os ossos da face também estão crescendo. Portanto, as próteses não podem interferir e nem prejudicar esse processo”, diz. 
Assim, é imprescindível cuidar dos dentes de leite dos pequenos. Dessa forma, as chances de precisarem usar prótese diminuem. “Mas tenham a certeza de que, se necessária for, ela vai trazer de volta um sorriso que ficou perdido por aí”, afirma o odontopediatra.

Fonte: Terra