Agende uma avaliação!

Clique aqui

Agende uma <span>avaliação!</span>

A gestão de riscos em franquias odontológicas visa prever e solucionar problemas que possam inviabilizar o negócio. A ideia é imobilizar qualquer ameaça à saúde do empreendimento e aumentar as chances de sucesso.

Esse é um passo importante para transformar o negócio em realidade e evitar surpresas no fim do mês. Por isso, franqueador e franqueado devem trabalhar mutuamente na gestão de riscos e ter um diálogo aberto e colaborativo sobre o negócio.

Veja neste artigo porque é importante conhecer e aplicar a gestão de riscos em seu consultório odontológico. Perceba as vantagens dessa visão estratégica para o negócio e previna-se de erros no futuro.


Comunicação colaborativa e horizontal


A gestão de riscos deve mapear os possíveis problemas de comunicação entre franqueador e franqueado. Qualquer discórdia entre as partes pode levar toda a parceria por água abaixo.

Sendo assim, o primeiro passo é investir em uma comunicação aberta e igualitária para toda a rede. Todos os envolvidos devem ter direito a opinião e participar ativamente da decisão do negócio.

Qualquer mudança na rede precisa ser repassada aos franqueados e, de preferência, consultá-los sobre a viabilidade. Embora o franqueador detenha a palavra final é importante incorporar os franqueados nas tomadas de decisão. Quando isso não acontece alguns sinais são percebidos, entre eles:

 Desrespeito às diretrizes da marca por parte dos franqueados;

 Rede desmotivada;

 Falhas na gestão dos consultórios;

 Falta de comunicação entre as partes;

 Decisões tomadas de forma arbitrária pelo franqueado;

 Altas taxas de desistência do negócio;

 Crises diversas na estrutura da rede;

 Possível falência de unidades da franquia.


Alcance de metas estipuladas de forma mais fácil


As franquias odontológicas só conseguem alcançar as metas estipuladas pela marca se dispuserem de duas coisas: metas tangíveis e todos falarem a mesma língua.

Se os objetivos, valores e missão da marca não estiverem presentes em todas as unidades, alguns consultórios vão se perder no caminho. Essa falta de sincronia acarretará em perdas graves para o negócio, inclusive, o descumprimento de metas e objetivos.

A gestão de riscos em franquias odontológicas auxilia a encontrar esses pontos falhos na rede e corrigi-los. Mas o resultado só ficará visível com a participação plena de todos os franqueados e uma atitude proativa da marca, buscando conhecer e resolver os problemas o mais rápido possível.


Otimização da gestão das franquias odontológicas


Quando os riscos são mapeados e resolvidos antecipadamente, a gestão completa de sua clínica odontológica fica mais fácil.

Erros no controle de processos simples do negócio não acontecem mais e quando aparecem são facilmente solucionados. Esse posicionamento da marca e suas franquias evita que os problemas se tornem uma bola de neve.

Também através da gestão de riscos é possível conhecer as deficiências de cada unidade. Um dos consultórios da rede pode ter dificuldade na gestão financeira, por exemplo. Outro não consegue atender a demanda de clientes e assim por diante.

Cabe ao gestor da franquia informar a marca sobre o problema e, juntos, buscarem por uma solução. Dessa maneira, as chances do negócio ir à falência diminuem e todos saem ganhando.

Gerenciar os riscos de uma franquia odontológica é determinante para prever situações adversas e se preparar para o problema. Mas essa deve ser uma medida contínua e sempre presente no negócio. Por isso, verifique se a marca escolhida oferece tal apoio para sua rede.

Ficou com alguma dúvida sobre gestão de riscos em franquias odontológicas? Deixe o seu comentário abaixo.