Reserve una evaluación!

Clique aquí

Reserve una <span>evaluación!</span>

Quem ouve a palavra dentista pensa em restauração, tratamento de canal ou no temido barulho do motorzinho. Mas esse profissional não cuida somente da saúde dos dentes. A odontologia é uma valorosa aliada da estética e pode fazer muito pela beleza de seu rosto.


A bancária aposentada Marilda Silva da Silveira, de 56 anos, vê no espelho o resultado de dois anos de tratamento. “Eu não gostava do meu sorriso, não me sentia à vontade com ele.” Seus dentes superiores eram levemente voltados para fora, e havia um espacinho – chamado de diastema – entre os dois incisivos centrais, como o da cantora Madonna.


Paciente da dentista especialista em reabilitação oral Mylene Gonçalves, da Murano Odontologia, Marilda usou aparelho ortodôntico por um ano. Com os dentes na posição correta, o toque de beleza ficou a cargo do clareamento dentário e das facetas de porcelana. “Estou muito satisfeita, me deu mais confiança para sorrir”, avalia ela.


Finas lâminas de porcelana que podem corrigir a cor, a forma, o tamanho ou o posicionamento dentário, as facetas foram essenciais para harmonizar o sorriso de Marilda. Os dentes estavam menores do que deveriam por causa do bruxismo, desordem caracterizada pelo ranger ou apertar contíinuo das arcadas dentárias.

As facetas são colocadas sobre os dentes, e, quanto mais finas, mais natural é o resultado. Essas lâminas têm alta resistência e durabilidade. “A faceta mancha menos. O dente envelhece, a porcelana, não”, afirma Mylene.


As lentes de contato são outro tipo de laminado cerâmico usado para fins estéticos. “Ultrafinas, elas são aplicadas como uma unha postiça, sem nenhum tipo de desgaste”, explica o cirurgião dentista e professor do Departamento de Odontologia Restauradora da Universidade Federal do Paraná (UFPR), João Luiz Neves Pereira. Com os avanços da tecnologia, é possível fazer lentes de apenas 0,2 milímetros.


Segundo o professor, os especialistas em sorriso vêm se aprimorando para garantir a beleza de todo o terço facial da boca. “O dentista avançou muito na parte estética e plástica. Hoje, realizamos injeções de ácido hialurônico semelhantes ao botox, que preenchem sulcos e linhas de expressão.” São pequenos procedimentos cujos resultados duram por períodos curtos. “De seis em seis meses tem de fazer o retoque”, avisa ele.


Próteses

A perda dentária é a grande responsável pela aparência de boca murcha, explica Pereira. “A gengiva e o osso são um sistema, um protege o outro. Quando você perde um dente, a gengiva retrai e o osso vai sendo reabsorvido e lentamente eliminado pelo organismo.” Implantes e dentaduras, que podem ser fixas ou móveis, repõem os elementos ausentes e devolvem o tônus muscular, garantindo fala e deglutição adequadas, além da melhoria estética.

Próteses corretamente posicionadas dão o suporte labial necessário para a redução da flacidez facial, de acordo com Mylene. Com isso, atenua-se o conhecido bigode chinês – aquele sulco entre o nariz e a boca –, recupera-se a espessura dos lábios e a altura do terço inferior da face, muito importante para gerar harmonia entre a largura e a altura do rosto.


Mandíbula

O prognatismo mandibular, desarmonia que gera queixos proeminentes e atrapalha a fala, a mastigação, a deglutição e até a respiração, é corrigido com a cirurgia ortognática, procedimento realizado pelo cirurgião dentista bucomaxilofacial em hospitais. “É feito um corte no ramo da mandíbula e retirado um pedaço do osso”, descreve o cirurgião dentista e professor da UFPR João Luiz Pereira. É uma intervenção bem invasiva e com pós-operatório complicado, mas os benefícios funcionais e estéticos são inegáveis.


Gengiva

O chamado “sorriso gengival” tem solução. A gengivoplastia, uma cirurgia plástica pouco invasiva, corrige o excesso de tecido aparente em uma única sessão. “Corta-se um pedacinho da gengiva com anestesia local, que pode ser a pomadinha anestésica. Na maioria das vezes, não precisa de ponto nem curativo”, diz Pereira.


Fonte:   http://www.gazetadopovo.com.br/viver-bem/saude/estetica-alem-sorriso/