Reserve una evaluación!

Clique aquí

Reserve una <span>evaluación!</span>

ear o sorriso pode sair bem caro, mas uma onda de métodos naturais para limpar os dentes virou febre na internet. Será que esses tutoriais realmente dão certo? O Daily Mail levou essa pergunta para Uchenna Okoye, diretora do London Smiling Dental Group, que desmistificou essa nova moda .



Morangos


O que dizem: escove delicadamente os dentes com um pouco de morango maduro amassado e em duas semanas seu sorriso estará mais branco.


Veredito da especialista: verdadeiro. Morangos contém ácido cítrico, o que pode enfraquecer a superfície dos dentes, porém, a fruta também conta com ácido málico. Quanto mais maduro o morango, maior a concentração de ácido málico em relação ao ácido cítrico.


Portanto, escolha morangos bem maduros para passar nos dentes, pois eles funcionam como um esfoliante, removendo resíduos da superfície dentária. O ácido málico não retira as manchas, mas a limpeza que ele promove dá um aspecto mais branco ao dente.


Açafrão em pó


O que dizem: misture meia colher de chá de pó de açafrão com algumas gotas de água até virar uma pasta. Em seguida, escove os dentes com ela. A limpeza dos dentes, que normalmente leva de dois a três minutos, será duplicada por causa do tempo que se leva para retirar o amarelo do tempero dos dentes e da gengiva.


Veredito: falso. Esta é uma receita para o desastre. A regra para dentistas é que qualquer coisa que manche uma camisa branca também manchará os dentes.



A ação do açafrão não irá clarear os dentes, mas descolori-los. Os dentes possuem pequenos poros chamados túbulos dentinários e moléculas de cores. Se esses poros forem bloqueados, os dentes terão uma aparência mais escura e é esse o efeito do açafrão, já que ele penetra com facilidade nessas pequenas cavidades.


Casca de laranja


O que dizem: a parte branca da casca de laranja, entre a parte externa e os gomos, contem d-limoneno, substância que ajuda a retirar manchas amareladas dos dentes.


Descasque a laranja, mantendo o máximo da parte branca possível, e esfregue pelos dentes. Não enxague de três a cinco minutos. Em seguida, escove os dentes para retirar os resíduos da laranja e verá o resultado em três semanas.


Veredito: falso. O conselho que Okoye dá a seus pacientes é que tenham cuidado com sucos naturais e que os bebam com canudos. O ácido cítrico presente nas laranjas desgasta o esmalte dos dentes e essa corrosão pode levar a aparição de cáries. Se a corrosão atingir a dentina, camada mais profunda do dente, o paciente pode começar a sentir dores e ter dentes sensíveis.


Casca de banana


O que dizem: os altos níveis de potássio, magnésio e manganês nas bananas ajudam a remover manchas amareladas dos dentes.


A receita é esfregar a parte interna da casca nos dentes por dois minutos. Os resultados aparecerão em três semanas.


Veredito: verdadeiro. Porém, é importante ressaltar que a limpeza não alcançará níveis profundos, será apenas superficial.


Vinagre de maçã


O que dizem: enxaguar a boca com vinagre de maçã, misturado com duas partes de água, deixará os dentes mais brancos, além de protege-los contra algumas bactérias.


Veredito: falso. O vinagre de maçã é o “queridinho” dos amantes do detox, porém, não deixa de ser um ácido, mesmo que fraco. O produto desgasta o esmalte do dente e deve ser evitado.



Óleo de coco


O que dizem: fazer bochecho com uma colher de chá de óleo, normalmente de coco, gergelim ou azeite, por 20 minutos todas as manhãs, ajuda a retirar bactérias da boca.


A técnica é usada por famosas como Gwyneth Paltrow , que disse que o óleo de coco também ajudou a clarear seus dentes.


Veredito: falso. É possível que a técnica até possa retirar algumas bactérias, mas seguida de uma cuidadosa escovação, o que dará uma sensação de limpeza. Mas não há nenhuma evidência científica de que o bochecho funcione, seja para clarear os dentes ou higienizá-los.


Bicabornato de sódio


O que dizem: o bicabornato de sódio é ótimo para retirar manchas provocadas por vinho, chá ou café.


Em uma xícara, misture meia colher de chá de bicabornato de sódio com meia colher de chá de água até virar uma pasta. Escove os dentes com ela por um ou dois minutos e notará a diferença em alguns dias.


Veredito: verdade. O bicabornato de sódio também é usado em algumas pastas de dente e realmente ajuda na remoção de sujeiras e placas dentárias.


Porém, se usado em excesso, também pode danificar o esmalte dos dentes. A melhor opção é que seja usado três vezes ao ano e espalhado nos dentes com os próprios dedos.


Limões


O que dizem: chupe uma fatia de limão por alguns minutos todas as manhãs ou enxágue a boca com suco de limão misturado com água. O ácido irá limpar profundamente os dentes.


Veredito: falso. Limões têm um alto nível de ácido cítrico e seu suco pode corroer o esmalte dos dentes. Eles são até mais ácidos que o vinagre de maçã.


Melhor opção


Segundo a dentista Uchenna Okoye, a melhor opção natural para clarear os dentes é o morango. Além de terem um gosto agradável e fazerem bem aos dentes, contém antioxidantes que são bons para o corpo.



Fonte:  http://saude.terra.com.br/saude-bucal/dentista-desmistifica-clareadores-naturais,3be950844c8a1b39e512d5a07581cdb7p6hyRCRD.html