Reserve una evaluación!

Clique aquí

Reserve una <span>evaluación!</span>

O sorriso bonito é o cartão de visitas e os dentes saudáveis vão além da estética.


Algumas dúvidas surgem quando o assunto é higiene bucal, pensando nisso esclareceremos 10 mitos e verdades para manter a saúde bucal em ordem.


1 – “Se não sentir dor, não preciso ir ao dentista.” – Mito.


A ausência de dor, infelizmente, não significa ausência de problemas bucais. É importante que o cirurgião-dentista faça o controle de uma a duas vezes ao ano, para que seja feito um diagnóstico precoce de qualquer problema, como cáries ou qualquer tipo de lesão, antes da progressão.


2 – Inflamação e infecção gengival podem causar doenças cardíacas. – Verdade.


Pesquisas recentes mostram que doenças periodontais podem estar associadas à doença cardiovascular. Isso pode ocorrer porque as bactérias que se acumulam na gengiva podem migrar para os tecidos do coração, provocando uma infecção conhecida como endocardite bacteriana.


3 – “Devo parar de passar o fio dental, pois minha gengiva sangra com facilidade” -Mito.


O fio dental deve ser passado principalmente quando ocorre o sangramento. Quem inflama a gengiva são ácidos e toxinas produzidas pela placa bacteriana. Quando o paciente não usa o fio dental diariamente, acumula-se muita placa entre os dentes e na gengiva, fazendo com que essa região inflame e sangre ao toque. Usar o fio dental pelo menos uma vez ao dia e escovar os dentes pelo menos três vezes, desinflama a gengiva e previne a doença periodontal e cáries.


4 – Cigarro causa gengivite. – Verdade.


O cigarro possui grande quantidade de substâncias tóxicas, sendo responsável por aumentar a possibilidade de fumantes terem gengivite e até doença periodontal. São necessários maiores cuidados profissionais com a saúde bucal para que não surjam problemas ainda mais graves.


5 – Cremes dentais funcionam como clareadores. – Mito.


Os cremes dentais branqueadores possuem muito pouco ou não possuem em sua composição os agentes ativos do clareamento. Por ser abrasivo, ele atua somente removendo manchas externas.


6 – “Escovas dentais com cerdas duras limpam melhor os dentes.” – Mito.


Essas cerdas podem causar danos à gengiva ao ponto de criar feridas e retrações gengivais significativas. Se for colocada muita força, a superfície do dente pode ser danificada com remoção de esmalte. A escova dental deve ter de preferência cabeça pequena, cerdas macias e arredondadas e tufos concentrados. Uma escova de cerdas macias ou extra-macias duram em média 30 dias, após esse período, as cerdas perdem sua efetividade.


7. O dente do 3º Molar (siso) sempre deve ser extraído. – Mito.


Depende de sua posição dentro da arcada dentária. Se o crescimento do siso for incomum, “empurrará” o restante dos dentes e pode entortar a arcada. Há casos em que o siso causa desconfortos (dor, inflamação) fazendo com que se torne essencial a extração, e também há casos em que o crescimento deste dente não causa nenhum problema, não havendo necessidade da extração.


8– Não deve ser realizado tratamento dentário durante a gestação. – Mito.


Os riscos durante o tratamento odontológico são menores do que os riscos que os problemas bucais podem causar à mãe e ao bebê. Antes de tudo, a gestante precisa ter saúde. O melhor período para o tratamento dentário é entre o quarto e o sexto mês de gestação. Porém, já no inicio da gravidez, deve-se procurar o dentista para uma orientação preventiva. Se houver necessidade de tratamento, este deve ser realizado, pois infecções e cáries não tratadas podem prejudicar a saúde da gestante e do bebê.


9 – Chupeta faz mal para a dentição das crianças.- Verdade.


O uso prolongado da chupeta pode acarretar em um problema muito comum, que é a mordida aberta anterior, onde os dentes anteriores se projetam não ocluindo de forma correta. Isso ocorre devido ao estímulo constante da chupeta, “empurrando” os dentes. É muito importante o acompanhamento de um cirurgião-dentista, especialista em pediatria, para instruir corretamente os pais.


10- A perda dos dentes é consequência natural do envelhecimento.- Mito.


A perda dentária é consequência de doenças gengivais mal tratadas, traumas e composição genética. Com tratamento de prevenção é possível chegar à terceira idade com todos os dentes na boca.


Fonte:  http://www.portalveneza.com.br/mitos-verdades-odontologia/