Reserve una evaluación!

Clique aquí

Reserve una <span>evaluación!</span>
Os investimentos em marketing deixaram de ser exclusividade das grandes empresas e foram descobertos por pequenos e médios consultórios odontológicos. Se por um lado o excesso de profissionais (o Brasil é o país com maior proporção de dentistas por habitantes) fez com que muitos profissionais abandonassem a profissão, outros readaptam-se no mercado apostando em conhecimento: é a vez do marketing na odontologia.
Até a década de 80 um dentista enriquecia com facilidade. Havia poucos profissionais, muita demanda e os preços eram altos, extremamente altos. O cenário atual mudou bastante: a concorrência, o excesso de novos profissionais todos os anos, o maior poder de barganha dos clientes e o acesso a informação que a modernidade proporcionou resultou em preços mais baixos, menos clientes e um clima de "não sei o que está acontecendo" entre os dentistas brasileiros. 
Segundo o dentista e fundador da Odonto Branding, Weder Carneiro, uma empresa que ensina dentistas a prosperarem nesse ambiente de caos e desinformação, "a odontologia só está sendo reinventada, nada mais." Ele, que também é professor de marketing, explica que mercado atual compra "o que precisa do jeito mais conveniente". 
Parece lógico que em um ambiente onde haja excesso de oferta a capacidade de escolha do cliente aumente muito, isso praticamente obriga os prestadores de serviço a se adaptarem as diferentes demandas de mercado. Se por um lado a Odontologia cuida e previne afecções da boca, a forma como se presta esse serviço pode ser muito variada. Vejamos um simples exemplo:
Se uma adulto decide usar aparelho ortodôntico o objetivo final é ficar com os dentes alinhados e bonitos. Só que esse mesmo dentista pode usar aparelhos convencionais, ou estéticos, pode optar por um dentista que é de confiança de um amigo, ou que forneceu informações importantes para ele na internet. Pode ainda ser um dentista que o atenda a noite, ou que fique próximo de sua casa. Pode ser um dentista que use aparelhos "invisíveis" ou mesmo o que cobra o preço mais baixo.
Essas diferentes opções são os nichos que podem ser explorados por qualquer empresa e que, para os dentistas, têm se apresentado como oportunidades altamente lucrativas.
O professor Weder Carneiro explica que entender as demandas de diferentes grupos de pessoas e planejar cada ação do consultório para atender de forma exemplar essas demandas é o que garante lucratividade e indicação expontânea de novos clientes.
O Dr. Ícaro Jasub, por exemplo, triplicou seus ganhos mensais usando os conhecimentos ensinados pelo professor Weder Carneiro e sua equipe da Odonto Branding: "Eu já ganhava bem, mas percebi que atendendo um nicho específico de clientes que eu já tinha poderia ganhar muito mais. Cortei alguns convênios que nunca aprovavam minhas recomendações de atendimento e foquei nos clientes mais dinâmicos e que sabiam bem o que queriam. Isso foi um diferencial enorme em minha vida." Relatou o aluno.
O próprio professor Weder Carneiro tem um história interessante, cansado de atender até altas horas da noite, e depois de ser vítima de um assalto em seu consultório, as 22:00 horas, enquanto ainda tinha mais um cliente para atender, percebeu que precisa mudar. "Eu comecei a estudar tudo que podia. Foram mais de 4 anos estudando vários autores, fazendo cursos e até um MBA em Marketing". 
Depois que sua vida profissional ficou organizada ele se sentiu preparado para levar os conhecimentos e sua experiência para outros dentistas. "Assim nasceu a Odonto Branding e o curso Gestão Total, especializado em treinar dentistas pra terem alto desempenho e lucratividade, sempre com ética, inteligência e respeito ao cliente".
É interessante notar que por todo o Brasil o marketing aplicado tem trazido resultados para as diferentes empresas e mesmo para os profissionais liberais.
Mas como bem explicou o professor. Marketing é uma ciência e não é sinônimo de propaganda. Precisa ser executado com planejamento, treinamento da equipe, alinhamento dos objetivos do dentista com o serviço efetivamente prestado. "Se é qualidade, tudo tem que expressar qualidade. Não adianta só dizer que tem e, quando o cliente busca, não encontra o que esperava".


Fonte: http://noticias.r7.com/dino/saude/marketing-faz-dentistas-lucrarem-ate-3-vezes-mais-29012015