Reserve una evaluación!

Clique aquí

Reserve una <span>evaluación!</span>

O Sorriso é uma ferramenta importante para a construção de relações afetivas e profissionais. “O sorriso é o nosso cartão de visitas. Ele transmite saúde, simpatia e até confiabilidade, ou seja, uma pessoa que sorri mais transmite autoconfiança, o que faz com que as pessoas se aproximem mais dela”, diz Juliana Benetti, dentista da Sorridents.


Para que ele traga tais benefícios ao seu portador, é preciso que os dentes estejam esteticamente em ordem. “Escovar os dentes, usar fio dental diariamente, visitar o dentista regularmente e ter hábitos saudáveis são o segredo de um verdadeiro sorriso perfeito”, diz a dentista.


Um grupo de cientistas da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, resolveu avaliar o poder do sorriso sob diferentes situações. Para isso, recrutaram 720 pessoas (homens e mulheres) classificadas como bebedores sociais saudáveis e com idade entre 21 e 28 anos. Para uma parte ofereceram vodka com suco de cranberry e para a outra, bebidas sem álcool.


Depois da interação, pode-se observar que o grupo que ingeriu bebidas alcoólicas estava mais receptivo a sorrisos, e essa evidência era bem mais clara nas mesas onde só havia homens. Para os cientistas, esse resultado pode explicar porque os homens são mais propensos a beber do que as mulheres. Além disso, eles acreditam que essa receptividade aos sorrisos, conforme aumenta a ingestão de bebidas alcoólicas, pode ser encarada como um reforço positivo para que eles possam continuar bebendo, fator que pode ser relevante para se estabelecer a dependência.


Sorrir faz bem para a saúde

O dicionário define o ato de rir como ter um ar agradável, alegre, sorrir, mostrar afabilidade, achar graça, desfrutar. Tudo de bom, não é? E todos esses aspectos positivos da risada foram identificados em uma pesquisa feita pela antropóloga Mirian Goldenberg. O brasileiro ri para estreitar laços, criar intimidade, seduzir, se mostrar inteligente e, principalmente, para se sentir mais leve e feliz. Em A Risada na Cultura Brasileira, 100 homens e 100 mulheres responderam um questionário. Mirian concluiu que a risada é vista como agente de cura da solidão e dos males da alma, que ajuda a viver, amar e aceitar as transformações do tempo. Mas, segundo o estudo, quem se beneficia mais desse bem são os homens - 84 por cento disseram rir muito, contra 68 por cento das mulheres. 


Ainda assim, 60 por cento delas confessou que gostaria de rir mais. 

A risada relaxa o corpo e a mente. Quando uma pessoa ri, o organismo libera endorfina, hormônio que promove uma sensação de bem-estar geral. Diversas pesquisas no mundo chegaram a conclusões que o riso emagrece, favorece a autoestima, diminui a dor, favorece a circulação sanguínea e reduz o estresse. Mas, para desfrutar todos esses benefícios, o sorriso também precisa ser saudável. Isso porque muitas pessoas têm vergonha de seus dentes e tendem a não sorrir para esconder a imperfeição. Segundo a terapeuta comportamental Martha Hübner, professora do Instituto de Psicologia da USP, a vergonha é um sentimento que vem associado a situações de constrangimento, humilhação, zombaria, enfim, situações aversivas. Uma boca sem dentes ou com dentes tortos, por exemplo, pode provocar esse tipo de reação. Ela diz que para se esquivar, a pessoa evita sorrir; e isso é uma forma de autorrepressão.


Análise dos resultados 

Segundo Clara Moura Farias, terapeuta especialista em aconselhamento de dependência química pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), o álcool atua no Sistema Nervoso Central de modo a relaxar os estados de alerta e de senso crítico. “Isso faz com que a maioria das pessoas fique mais maleável e assuma condutas que usualmente não assumiria; assim, o tímido fica mais corajoso, o mal humorado pode ficar mais tranqüilo. Além disso, em doses baixas o álcool causa euforia porque há alterações químicas no cérebro que justificam essa alteração”, diz Clara.


Por isso, Clara concorda que o consumo de álcool facilita a troca de sorrisos, mas alerta que essa situação requer atenção. “Se a pessoa passar a acreditar que só a bebida traz esse ambiente onde sorrisos são facilmente trocados e a sensação de bem estar é plena ela pode estar dando o primeiro passo para uma dependência alcoólica”, diz Clara.


Fonte:   http://saude.terra.com.br/saude-bucal/atualidades/alcool-deixa-homens-mais-sensiveis-aos-sorrisos-diz-estudo,2e23af0347b5c410VgnVCM10000098cceb0aRCRD.html