Reserve una evaluación!

Clique aquí

Reserve una <span>evaluación!</span>

“A grande sacada da franquia é que ela aumenta, em tese, a chance de sucesso do negócio, dado que possui um modelo de negócio já testado e, em princípio, bem sucedido. Mas, vale observar que isso não representa garantia de retorno para seu investimento”.

Outro dia fui procurado por um amigo, interessado em investir algum dinheiro em uma franquia. Ele me disse que as franquias consultadas informavam um retorno  para o investimento em determinado período: 12, 24 ou 36 meses.

Então o que ele me perguntou é se uma franquia que exigisse investimento de R$ 120 mil,  e o retorno do capital assinalado por ela estivesse previsto para 12 meses significava que o franqueado teria um rendimento de 10 mil por mês, porém sem ganhar nada, somente recuperando o que gastou?

Ou se o rendimento ultrapassasse os 10 mil, então o franqueado estaria recuperando o que investiu e teria algum lucro. Qual das duas possibilidades estaria correta?

Respondi a ele que as duas alternativas estavam corretas. Mas que ele deveria tomar certo cuidado com o que é previsto pelo franqueador.  Em princípio, quanto mais rápido informassem ser o retorno do investimento (o chamado payback), mais rápido o capital seria recuperado.

Assim se está previsto que o retorno aconteça em 12 meses, estão te dizendo que você recupera todo o capital investido em 12 meses. Mas isso vai depender de quanto é o valor do investimento e de qual é o faturamento do negócio e de quanto é, na verdade, o lucro líquido (faturamento – custos e despesas operacionais) mensal. É claro que o retorno pode acontecer, em tese, mais rapidamente.

Para entender melhor a questão, é como se existissem duas caixinhas; uma do lucro e outra da amortização do investimento. Se preferir, o empresário vai enchendo primeiro a caixinha da amortização do investimento com o lucro gerado na operação. Por outro lado, pode-se pensar em encher as duas caixinhas ao mesmo tempo. Ou seja, saca-se uma parcela do lucro gerado para viver – viajar, gastar (não recomendável) etc. – e a outra parcela, coloca-se na caixinha da amortização do investimento. No último caso, obviamente, vai demorar mais tempo para o investimento se pagar…

No final das contas, tudo depende apenas de uma coisa: se o negócio dá lucro ou não dá lucro. Se der, o investidor na franquia irá amortizar o investimento e ganhar dinheiro. Se não der lucro, ele poderá perder todo o dinheiro que colocou lá e não irá ganhar nada – ao contrário, irá perder.

Algumas franquias costumam afirmar que o franqueado consegue recuperar o que investiu em apenas 12 meses… ou até em prazos menores. Deve-se desconfiar… É conveniente pedir  para eles mostrarem quanto é o faturamento médio dos franqueados, qual é o custo fixo e variável do negócio (despesas operacionais, custo de matéria-prima, aluguel, salários etc.) e, após tudo isso, checar quanto sobra de lucro líquido – após imposto de renda. Esse lucro é que deverá amortizar o investimento realizado. Quanto tempo irá demorar para que isso aconteça?

Dependendo do tipo de franquia, quanto menor o investimento necessário, mais rápido poderá ser a recuperação do capital. Então, para uma correta avaliação, é necessário se definir primeiro o tipo de franquia, o ramo de negócio, de quanto será o investimento necessário para, então, avaliar o payback – em quanto tempo se dará o retorno do investimento.

Sugeri ao meu amigo que procurasse franquias conhecidas, que conversasse com franqueados dessas marcas, e consultasse a Associação Brasileira de Franchising (ABF) para obter mais informações sobre as franqueadoras. Além disso, sugeri que ele mesmo procurasse franqueados dessas marcas para conversar, não se limitando à lista fornecida pelas franqueadoras.

A grande sacada da franquia é que ela aumenta, em tese, a chance de sucesso do negócio, dado que possui um modelo de negócio já testado e, em princípio, bem sucedido. Mas, vale observar que isso não representa garantia de retorno para seu investimento.

Fonte: Exame