Conhecido popularmente como dente do juízo, o siso podem causar incômodo quando começa a nascer, como dores e mordidas constantes nas laterais das bochechas. Ele pode despontar da adolescência, por volta dos 15 anos de idade ao início da vida adulta. A cirurgia para a retirada é feita, em geral, no consultório odontológico, com anestesia local, e dura cerca de 40 minutos.


“Após o procedimento cirúrgico, é normal ocorrer inchaço e dor por cerca de três a quatro dias. Nesse período, é fundamental evitar alimentos quentes e abrir mão das atividades físicas”, aconselha Dra. Talita Poli Biason, gerente médica da unidade MIP (medicamento isentos de prescrição) do Aché Laboratórios.


É importante lembrar: nem todo mundo precisa retirar os dentes do siso. A avaliação do dentista e uma radiografia panorâmica da boca são, geralmente, indicadas para detectar se há problema. No entanto, estimativas apontam que raros são os casos em que os dentes nascem harmoniosamente e a retirada não é necessária. Além disso, grande parte das pessoas têm problemas, principalmente se eles ficarem cobertos por parte da gengiva, o que pode causar infecções, resultando em complicações sérias. Por isso, a extração é indicada, na maioria dos casos, como método preventivo.


Segundo Dra. Talita, cuidados maiores devem ser tomados nos primeiros sete dias após a extração do siso, porque a cirurgia estimula uma sequência de reações inflamatórias nos tecidos ao redor da área do local, inclusive com possíveis feridas que ficam expostas ao ambiente com bactérias, vírus e fungos, comuns a boca. Neste sentido, a médica elenca uma série de cuidados a serem tomados para garantir uma recuperação mais tranquila e sem transtornos, reduzindo a margem de desconforto e riscos. Vejam quais são:


1. Alimentação: Nos dias que sucedem a cirurgia, a alimentação deve ser líquida e pastosa, como sopas, purês, vitaminas e sucos. É essencial evitar comidas quentes, já que podem causar sangramento e desconforto;


2. Uso de medicação: Na maioria das vezes é necessário o uso de medicamentos para impedir que o local da extração infeccione ou inflame. Podem ser usados analgésicos, anti-inflamatórios e em alguns casos até antibióticos, cujo tempo e tipo de medicação deve ser estabelecido pelo especialista. Um exemplo é o Flogoral (cloridrato de benzidamina), que possui propriedades anti-inflamatórias, analgésicas e anestésicas;


4. Evitar fumo e bebida alcóolica: Ambos prejudicam a cicatrização. No caso do cigarro, é recomendado suspender o seu uso após a cirurgia, de preferência, até os pontos serem retirados. Isso porque as substâncias tóxicas do cigarro interferem na cura. Já o álcool é irritativo da mucosa oral, sendo indicado evitar seu o uso até o local esteja totalmente reestabelecido;


5. Retorno ao consultório: É importante que o paciente retorne ao consultório odontológico sete dias após a extração do siso para remover os pontos, com exceção dos pontos do tipo reabsorvíveis, cuja remoção é desnecessária.


Sobre o Flogoral

Disponível em pastilhas, spray, colutório e em creme dental, Flogoral (cloridrato de benzidamina) contém propriedades anti-inflamatórias, analgésicas e anestésicas, essenciais para o combate de processos inflamatórios e dolorosos da boca e garganta. As pastilhas podem ser encontradas nos sabores cereja, laranja, menta e limão; o spray, nos sabores cereja e menta; já o colutório, laranja e menta; enquanto o creme dental é oferecido no sabor menta.


Fonte: http://www.maxpressnet.com.br/Conteudo/1,797393,Dente_do_Siso_Confira_cuidados_extracao_,797393,9.htm